7º Festival da Sardinha começa na próxima quinta


O 7º Festival da Sardinha é um evento da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel. Seu início data do ano 2007 e desde então é realizado na praia da Caponga, conhecida por sua tradição pesqueira, um dos maiores portos pesqueiros artesanais do litoral Cearense. O cenário da orla marítima da Caponga é valorizado pelas velas de pano das jangadas. A sardinha é um dos pescados mais encontrados na costa marítima de Cascavel, fator motivacional para criação de um festival que objetivasse difundir o consumo da sardinha pelos cearenses por se tratar de um pescado barato e de alto valor nutritivo, aumentar o fluxo de turistas nos períodos de baixa estação e capacitar a mão de obra local. O festival tem seus pilares sustentados em atrações artísticos culturais e na valorização da cadeia produtiva envolvida em todo o processo - pesca, beneficiamento e serviço e possui um forte incentivo as artes visuais.

Em sua 7° edição, o festival apresenta um novo layout e propostas diferentes das dos anos passados. Uma das novidades em 2014 é o foco no empreendedorismo, com o espaço de comercialização e divulgação de produtos artesanais e agrícolas de Cascavel, assim como serviço de informações para o pequeno empreendedor. Outras novidades são as arenas gastronômicas com a participação de 20 bares e restaurantes locais com uma grande variedade de pratos a base de sardinha e o Sardinha Gourmet, um restaurante temático com a cozinha show, onde os visitantes poderão ver a preparação de alguns pratos ao vivo, como por exemplo, o sushi de sardinha.

Além da gastronomia, o festival traz uma intensa programação cultural e artística. Grandes nomes da música regional e nacional abrilhantarão o evento, como Marcos Lessa, The Dillas, O Verbo, Chambinho do Acordeon, Luxo da Aldeia e Moraes Moreira, George Israel, os Transacionais, Monomotor, Marcelo Melo e Forró Kbra da Peste. Na quinta feira será realizado
um cortejo cultural e as apresentações culturais com grupos da terra acontecerão na sexta-feira, dia 05 de dezembro, segunda noite do evento. Somadas as essas atividades, também na sexta feira, acontecerá a etapa final do concurso de desenho e o concurso gastronômico.

O festival tem início para o público oficialmente no dia 4 de dezembro, entretanto os preparativos acontecem bem antes:

Concurso de Desenho: No mês de outubro foi realizado a primeira etapa do concurso de desenho com os alunos do ensino fundamental das escolas municipais. Estes alunos participaram de uma oficina de criação de desenhos. Os desenhos selecionados no concurso são reproduzidos fielmente nas velas que colorem a regata do pescadores de Sardinha. Em 2014 o tema abordado
para criação dos desenhos foi “Vida e obra da mulher do Pescador” incentivando as crianças a refletirem sobre o papel da mulher no cotidiano familiar.

Cursos de gastronomia a base de sardinha: são realizados com os expositores. A participação no curso é um pré requisito para participar do Festival. O chefe ensina durante os dias do cursos novas receitas e técnicas de preparação do pescado que serão comercializadas durante o festival na arena gastronômica.

Seminário de sensibilização sobre o meio ambiente e ações sobre cooperativismo:
realizado com os pescadores de sardinha. O objetivo é orientar sobre o período do defeso e fortalecer a pesca da sardinha, organizar a produção e comercialização do pescado.

Concurso da Pesca: acontece dos dias 24 a 29 de novembro. Nesse período os pescadores saem ao mar para pescar as sardinhas que serão consumidas no evento e o pescador que trouxer a maior quantidade do pescado ganha o concurso e recebe premiação.

Este ano o encerramento acontecerá com uma grande festa no calçadão da praia da Caponga com muito forró da banda Kbra da Peste.

Serviço: 7° Festival da Sardinha

29/11 e 04 a 07 de dezembro de 2014.
Praia da Caponga – Cascavel

Programação artística:

29/11: encerramento do Concurso da Pesca com Forró Kbra da Peste
04/12: Marcelo Melo e Banda
05/12: The Dillas, Marcos Lessa, Luxo da Aldeia e Moraes Moreira
06/12: O verbo, Chambinho do Acordeon e George Israel
07/12: Os transacionais e Banda Monomotor

Comentários

Postagens mais visitadas