ACEAV alerta para a importância do consumidor estar atento à validade dos ovos



O ovo é um produto comum na mesa dos brasileiros, seja por seu alto valor nutricional ou por sua versatilidade em agregar sabor aos mais diferentes pratos e mesmo pelo preço acessível. Devido sua característica de alta rotatividade e rápido consumo, o assunto sobre o prazo de validade do alimento, que é perecível, costuma ser esquecido ou pouco lembrado aos consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o ovo possui validade de até 21 dias e por este motivo, a agilidade do produtor em levar o alimento ao consumidor final faz toda a diferença para os clientes terem acesso ao produto ainda fresco.

Segundo o Presidente da Associação Cearense de Avicultura – ACEAV, João Jorge Reis, os produtores locais possuem um sistema de abastecimento que permitem a entrega em no máximo dois dias após a produção. “O mais comum é que já esteja nas prateleiras no dia seguinte, pois temos todo o cuidado para que o ovo chegue ao cliente com seu prazo máximo de validade, sem perder em nada na qualidade, pois quando o produto vem de fora, são no mínimo 6 dias para que o cliente tenha acesso. Lembrando que a durabilidade diminui ainda mais, considerando as interferências externas como o manuseio, o transporte, as mudanças de temperatura, até o local de venda”, ressalta João Reis.

Além da atenção com a data de validade, é importante seguir algumas recomendações para conservar os ovos de maneira adequada, como deixar sempre em local refrigerado e guardá-los com a ponta para baixo para manter a gema centralizada. Uma das características que mostram a diferença entre o ovo novo e um velho está na casca do produto, onde o novo apresenta a casca áspera e fosca, já o velho tem a superfície lisa, com um certo brilho. A consistência também se apresenta de forma diferente, o fresco possui a gema bem espessa, já o ovo velho mostra uma gema espalhada e a clara com aspecto mais líquido.

Comentários

Postagens mais visitadas