Projeto Cultura e Sustentabilidade reune séries de oficinas e debates

As oficinas e debates, que acontecem de 31 de maio a 11 de junho, são voltados para gestores, artistas, produtores e demais profissionais do mercado cultural.
A  CAIXA Cultural Fortaleza promove, de 31 de maio a 11 de junho, uma série de oficinas e debates do projeto Cultura e Sustentabilidade. As atividades abordam ideias, formas e mecanismos para ampliar conhecimentos e fortalecer o desenvolvimento cultural das regiões e seus atores, de forma que possam subsistir sem a submissão aos atuais formatos de incentivo.

A proposta contempla duas frentes, quatro oficinas voltadas para gestores, artistas, produtores e demais profissionais do mercado cultural, e duas mesas de debate, ambas com foco nas políticas culturais vigentes e nas questões de financiamento público de projetos culturais. Toda a programação é gratuita.

Sob a coordenação da gestora cultural Izadora Fernandes, que também ministrará a oficina Elaboração de Projetos e Políticas Culturais, o projeto alia cultura ao tema da sustentabilidade. “Nunca foi tão necessário repensar a relação entre cultura e desenvolvimento. Quando a cultura passa a ser vista como base do desenvolvimento, a noção de políticas culturais também deve ser ampliada”, explica Izadora.

Segundo a coordenadora, o projeto visa, além de agregar uma multiplicidade de agentes sociais, uma política orientada para o desenvolvimento cultural que só pode ser implementada com a participação ativa das populações. “Dessa forma, um desafio atual é a formulação de políticas culturais que atendam à demanda de maior participação individual e local na vida cultural da sociedade”, enfatiza.

Profissionais envolvidos no projeto: Convidados de várias partes do Brasil irão compor a equipe de profissionais responsáveis pelas oficinas e pelas mesas, entre eles está Alfredo Manevy, diretor do SPCine (SP) e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura. No dia 02 de junho ele participa da mesa sobre Políticas de Incentivo ao Cinema, ao lado de Marcelo Ikeda, crítico de cinema, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará - UFC, e do mediador Doug de Paula, realizador audiovisual e diretor do Mercado Audiovisual Cearense - MAC.

O debate sobre Políticas de Incentivo às Instituições e Espaços Culturais, no dia 09 de junho, terá a participação no Maestro Alfredo Barros, regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE, e professor e coordenador do Curso de Música da UECE; Izabel Gurgel, jornalista, professora, gestora cultural, ex-diretora do Theatro José de Alencar; e, como mediador, Felipe Araújo, jornalista, repórter do Jornal O Povo.

Para ministrar as oficinas participam, além de Izadora Fernandes, Patrícia Reis (PE), responsável pela oficina de Economia Criativa, é especialista na área e mestranda em Extensão Rural e Desenvolvimento local pela UFRPE, trabalha como Consultora em Economia Criativa em diversas cidades brasileiras.

Dedé Ribeiro (RS) já atuou como radialista, compositora, iluminadora e diretora de cena. Também já dirigiu o Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre (RS) e foi responsável pela implantação do Santander Cultural em Porto Alegre, onde foi a primeira Coordenadora Geral. Será responsável pela oficina Gestão de Projetos Culturais.

Stéfano Falcão (MG), é advogado, sócio da Drummond & Neumayr Advocacia, escritório jurídico especializado em Propriedade Intelectual e Direito do Entretenimento, fundado em 1999. Ele atua prioritariamente nas áreas do direito do audiovisual, direitos autorais, direito marcário, leis de incentivo à cultura e direito internacional do trabalho. Ele é membro da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG e está desenvolvendo pesquisa sobre os desafios jurídicos das co-produções internacionais de obras audiovisuais no âmbito da Pós-Graduação em Direito Internacional do CEDIN Educacional/IAED/MG, da Fundação Educacional Lucas Machado. Stéfano ministrará a oficina Propriedade Intelectual e Direito Cultural. 

Inscrições: As inscrições para as oficinas devem ser feitas pelo email gestaoeautonomia@gmail.com, de 10 a 20 de maio. Serão oferecidas 120 vagas, sendo 30 por oficina, com prioridade para produtores e artistas do interior do estado. Os interessados devem enviar uma carta de intenção, onde devem listar suas reais necessidades dos conhecimentos da oficina pretendida. Se a demanda pelas oficinas for grande, a equipe se pautará nas cartas para formar as turmas.

Inscrições: através do email gestaoeautonomia@gmail.com, de 10 a 20 de maio. O resultado será divulgado no dia 23 de maio através de email enviado para todos os  inscritos e na página da Formata no Facebook: facebook.com/formatacultural.

Bilheteria CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Comentários

Postagens mais visitadas