IBAMA promove amanhã audiência pública em Santa Quitéria



Serão três oportunidades de debater os estudos ambientais relativos à Jazida de Itataia
Foram marcadas para os dias 20, 21 e 22 de novembro as audiências públicas, promovidas pelo Ibama, para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), referentes ao Projeto Santa Quitéria.  As audiências ocorrerão, respectivamente, nos municípios de Santa Quitéria, Itatira e Lagoa do Mato.

O Projeto Santa Quitéria consiste na instalação de um complexo mínero-industrial na Fazenda Itataia, que produzirá fertilizantes fosfatados, fosfato bi-cálcico (produto usado na nutrição animal) e concentrado de urânio. Está sob a responsabilidade do Consórcio Santa Quitéria, formado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) – responsável pela produção do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares brasileiras – e o Grupo Galvani, que atua no mercado de fertilizantes fosfatados (mineração, beneficiamento, produção e distribuição).

Quando estiver em operação, o Projeto Santa Quitéria irá gerar cerca de mil postos de trabalhos diretos e de 2 mil indiretos. Serão produzidos, por ano, um milhão e cinquenta mil toneladas de produtos fosfatados e mil e seiscentas toneladas de concentrado de urânio. Na jazida de Itataia existe uma reserva de 80 mil toneladas de urânio e de quase 66 milhões de toneladas de fosfato, ou seja, uma quantidade 800 vezes maior de fosfato que de urânio.

Para transformar essa riqueza em emprego e renda para o Ceará, serão investidos 380 milhões de dólares na implantação do complexo mínero-industrial, que será constituído por uma mina e duas unidades industriais: uma para o processamento do fosfato e outra para produção de concentrado de urânio. No processo industrial, para a fabricação do fertilizante, está prevista ainda a produção de ácido sulfúrico. Uma completa infraestrutura física de apoio à produção, segurança, saúde e preservação do meio ambiente, complementam o empreendimento.

Os empresários quiterienses, Marcelo Magalhães, Bonifácio Paiva e João Parente, participaram do programa da Rádio SomZoom Sat e falaram da importância da participação da população quiteriense na audiência publica sobre a exploração da mina de Itataia. 


Audiências públicas
Dia 20 – Santa Quitéria (CE)
Local: CFR Academia. Endereço: Rua Napoleão Camelo, nº 122, a partir das 19h.

O Consórcio Santa Quitéria
A INB é a empresa estatal responsável pela produção do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares brasileiras. Ela atua nas diversas fases do ciclo do combustível nuclear: mineração, produção do concentrado de urânio, enriquecimento, conversão, produção de pastilhas e a fabricação do elemento combustível que aciona os reatores das usinas. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a empresa está presente nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Minas Gerais e São Paulo.

O Grupo Galvani tem sua origem na década de 1930, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Na década de 1970, iniciou a atuação no mercado de fertilizantes. E a partir de 1983, instalou sua sede em Paulínia (SP), com a implantação de um grande complexo industrial de produção de fertilizantes. Atualmente, atua em toda a cadeia de produção do fertilizante fosfatado: mineração, beneficiamento, produção e distribuição. Possui unidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas