Iguatemi aposta em projeto ousado e área de convivência como diferenciais da sexta expansão


A maior parte dos tapumes já foi removida e os visitantes que chegam pela Avenida Engenheiro Santana Júnior, através do túnel de acesso ao shopping, já podem perceber que a sexta expansão do Iguatemi Fortaleza não é uma obra comum. A beleza da nova fachada de vidro verde fixado em estrutura metálica branca já impressiona os passantes. O pé direito alto, correspondendo aos três pavimentos, sendo dois de lojas e o terceiro da academia Bodytech, fica melhor evidenciado pelos traços diagonais e agudos da cobertura da fachada, trazendo leveza e modernismo à entrada principal. 

“Desde a nova entrada, nosso objetivo é proporcionar aos clientes uma experiência agradável de convivência com a família e com os amigos, algo que vá além do variado mix de compras, serviços e lazer que o shopping já oferece há 33 anos”, esclarece Juliana Caligiuri, diretora Comercial e de Marketing da Jereissati Centros Comerciais (JCC).  “Sou de São Paulo e lá há shoppings com mais de trinta anos, mas as pessoas não têm essa relação afetuosa que vejo aqui no Iguatemi. É isso que queremos manter e fazer brotar nas novas gerações”.

Segundo Caligiuri, o maior trunfo do projeto da expansão, assinado pelo escritório norte americano La Guarda Low, está na área interna. “Já foi montada a cobertura da área de convivência, com as peças de madeira curvilíneas que dão um charme inigualável ao ambiente. É de fato algo que encanta quem vê. Estamos mostrando aos lojistas e temos um retorno bem positivo deles. Agora, com a imprensa visitando a obra, esperamos que a população também possa ter uma pequena noção do que estamos falando”.

Suntuosidade

A área de convivência da sexta expansão do Iguatemi terá a maior cobertura de madeira do Brasil, que totaliza 4,5 mil metros quadrados. Para realizar tal façanha, 1,2 mil metros cúbicos de madeira laminada colada (MLC) de abeto (uma espécie de pinheiro) foram transportados por contêineres do porto de Gênova, Itália, onde as estruturas foram pré-fabricadas, até a capital cearense. 

Provenientes de áreas de reflorestamento da Áustria, os painéis de MLC formam uma cobertura curvilínea, com um vão livre de 48 metros. Em certos pontos, a cobertura apresenta curvas voltadas para duas direções opostas, o que forma arcos de sustentação e passagem, além de conferir um efeito de fluidez ao seu topo treliçado. Para proteger a estrutura das adversidades climáticas, a estrutura será coberta por uma manta de policarbonato alveolar especialmente criada para o projeto, onde camadas difusoras e refletoras dos raios ultravioleta serão instaladas a fim de preservar a temperatura do ambiente.

A montagem da estrutura de MLC foi coordenada pela empresa brasileira Carpinteria Estruturas de Madeira e a italiana Moretti Interholz, e o trabalho possui peculiaridades, como a aplicação, sob imersão, de um cupinicida produzido especialmente para a obra, além do uso do stain, um produto hidrorrepelente que também funciona como filtro contra raios ultravioleta. 

Com peças de madeira de até 20 metros de comprimento e dimensões de 0,2 metros por 1,4 metros, as vigas de sustentação foram travadas a fim de evitar a flambagem lateral da madeira. A ação dos ventos, intensificada pela altura da construção, será combatida com contraventamentos de cabos de aço, garantindo a conservação da estrutura.

As expansões

Em cada década, o Iguatemi amplia significativamente o número de suas lojas como forma de acompanhar o crescimento do varejo e, principalmente, para oferecer novas opções ao público local e aos turistas que visitam Fortaleza. A primeira expansão aconteceu em 1992, dez anos após a inauguração do empreendimento. Em 1995, a loja C&A fez crescer a metragem do shopping, assim como o Extra Hipermercado em 1999. A quarta expansão, quando o Iguatemi recebeu dezenas de novas lojas, edifício garagem e o Cinema Multiplex, aconteceu em 2003. Três anos depois foi aberta a loja Renner. 

Desde 2011, o Iguatemi planeja a nova expansão, fruto de uma demanda reprimida de lojistas e da característica do shopping de se reinventar e trazer novidades aos clientes. “As grandes expansões fazem parte da história do Iguatemi, um shopping que pode ser classificado como tradicional e moderno ao mesmo tempo. Não é tão simples aumentar a metade do nosso tamanho atual sem parar o funcionamento do shopping, mas entendemos que o desafio vai valer à pena quando o público entrar no Iguatemi e perceber nosso esforço para oferecer mais conforto, novas lojas, restaurantes, mais vagas de estacionamento, enfim, ousamos para nos manter atuais. Ainda é cedo para dizermos se haverá novas expansões, mas, se nos próximos 10 ou 12 anos o mercado pedir, nós faremos”, explica Luiz Collier Matos, diretor-presidente da JCC.

A sexta expansão do Iguatemi será inaugurada no dia 2 de abril de 2015 com mais 31 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL) divididos em 180 lojas. Os novos corredores do shopping ligam a Magazine Luiza ao Extra, proporcionando um fluxo circular entre as etapas do empreendimento, aumentando a integração entre os espaços existentes e os novos. Haverá uma terceira praça de alimentação com 28 operações, seis lojas âncoras, espaço gourmet com cinco restaurantes e um segundo edifício garagem com sete pavimentos e mais 2.500 vagas cobertas para carros, motos e bicicletas. O investimento total é de R$ 360 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas